Cardápio ainda é provisório, implantado ao mesmo tempo em que escolas voltaram a ser abastecidas

Os cerca de 36 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda já iniciaram esta semana com uma nova e melhor merenda escolar, mesmo que ainda em caráter provisório diante da transição entre contratos. A empresa recentemente contratada começou a abastecer as mais de 100 escolas do município, mas já melhorou o cardápio. Segundo a coordenadora de Alimentação Escolar da secretaria de Educação (SME), Andrea Carvalho, a Horto Central Marataízes implementou rapidamente uma logística necessária para o fornecimento dos gêneros alimentícios.

“Foram enviados oito caminhões e uma carreta com alimentos, proteínas, pães e bolos que estão permitindo o preparo de alimentação para os nossos alunos. O fornecimento funcionou normalmente nesses primeiros dias, seguindo o cardápio de transição acordado com o Setor de Alimentação Escolar da SME”, explicou Andrea, acrescentando que a carga foi entregue no depósito da empresa, localizado na divisa com Barra do Piraí, e em seguida, caminhões de pequeno porte realizaram a distribuição dos insumos nas unidades escolares.

De acordo com a coordenadora e conforme estabelecido pelo Setor de Alimentação Escolar, com o passar dos dias, será implementado novo cardápio, no qual também serão garantidos todos os nutrientes e proteínas necessários ao bom desenvolvimento dos alunos. Mesmo ainda na transição, a situação já melhorou sensivelmente.

“Em breve, vamos conseguir disponibilizar antecipadamente o cardápio aos pais, para que eles fiquem informados sobre a alimentação dos filhos antes das aulas”, citou Andrea.

Durante o dia, as crianças do berçário (de 4 a 11 meses) contam com desjejum, colação, almoço, lanche da tarde e pré-jantar, conforme o período em que estão na unidade escolar. Nas creches, são servidos: desjejum, almoço, lanche da tarde e pré-jantar.

Para os estudantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), do Ensino Fundamental e do EJA (Educação de Jovens e Adultos), o cardápio conta com desjejum e almoço para os alunos da manhã, e lanche e jantar para quem estuda à tarde.

A secretária municipal de Educação, Therezinha Gonçalves, a “Tetê”, reforçou que a secretaria está acompanhando essa transição na alimentação escolar da rede municipal, e que o objetivo é oferecer maior qualidade na merenda para os estudantes.

“Visitamos algumas escolas, onde constatamos que cardápio do dia foi executado na íntegra, com os alunos comendo bem e satisfeitos com a refeição servida. Esse é o nosso objetivo: oferecer as melhores condições possíveis para que nossos alunos possam estudar tranquilamente, e a alimentação faz parte dessa rotina nas escolas”, ressaltou a secretária.

A Horto Central Marataízes assumiu o fornecimento e preparo de alimentos para a rede municipal de Volta Redonda nesta segunda-feira, por meio de um contrato emergencial de seis meses com a SME, em substituição à antiga fornecedora, que teve o contrato rompido com a prefeitura, por conta de irregularidades. Além disso, a nova empresa deve absorver a mão de obra deixada pela antiga como merendeiras, nutricionistas e coordenação.

Confira o cardápio servido nesta terça-feira (3):

Desjejum/lanche: Leite com achocolatado / rosquinha;
Almoço/jantar: arroz/feijoada de verão (cubos de carne, linguiça calabresa); virado de legumes/salada de couve/laranja;

Creche
Desjejum: leite com achocolatado / rosquinha;
Almoço: arroz/feijoada de verão (cubos de carne, linguiça calabresa); virado de couve e tomate;
Lanche da tarde: suco de laranja/bolo caseiro;
Berçário (8 a 11 meses)
Desjejum: mamadeira especial fórmula láctea infantil 2;
Colação: suco natural de laranja;
Almoço: creme de inhame, couve e cenoura/músculo desfiado;
Lanche da tarde: mingau de creme de aveia;
Berçário (6 a 7 meses)
Desjejum: mamadeira especial fórmula láctea infantil 2;
Colação: suco natural de laranja;
Almoço: creme de inhame, couve e cenoura/músculo desfiado;
Lanche da tarde: mingau de creme de arroz;
Berçário (8 a 11 meses)
Desjejum: mamadeira especial fórmula láctea infantil 1;
Colação: suco natural de laranja lima;
Almoço: papa salgada de inhame, chuchu, cenoura/músculo;
Lanche da tarde: mingau de creme de arroz;
Pré-jantar: mamadeira especial fórmula láctea infantil 1.

Foto: Divulgação – Secom/PMVR