Evento pioneiro no Sul Fluminense foi realizado nesta terça-feira, dia 19, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni

Criar um espaço de valorização do profissional de Biblioteconomia, incentivar a leitura e promover a integração entre bibliotecas da região foram os objetivos do 1º Seminário de Bibliotecas do Sul Fluminense idealizado pelo bibliotecário da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, Bruno Alves de Andrade.

O evento, realizado nesta terça-feira, dia 19, no auditório da biblioteca, na Vila Santa Cecília, reuniu cerca de 50 profissionais do setor de Volta Redonda e cidades da região como Resende, Barra Mansa e Piraí, representada pelo distrito de Arrozal.

Maria de Fátima atua como auxiliar de biblioteca há 26 anos no Colégio Estadual Octávio Teixeira Campos, em Arrozal, e estava empolgada com a troca de experiências proposta na programação do seminário. “Apesar de trabalhar em biblioteca há muitos ano, sempre temos a aprender”, afirmou.

Ela estava acompanhada da professora Patrícia Renata, que trocou a sala de aula, onde atuou por 25 anos, pela função de agente de leitura na mesma escola em Arrozal. “Teremos a oportunidade de debater com profissionais experientes que sempre vão acrescentar conhecimento”, falou.

O bibliotecário David Pereira é de Volta Redonda e sua experiência profissional para por instituições de ensino do município. “Já passei pela UFF e UGB e hoje estou no ICT. É muito válido divulgar a profissão de bibliotecário como um profissional de logística, de catalogação e alimentação do acervo, por exemplo, o que facilita a utilização desses espaços”, acredita.

Durante a abertura do seminário, a secretária de Cultura de Volta Redonda, Aline Ribeiro, parabenizou a iniciativa do bibliotecário Bruno, que assumiu o cargo em novembro do ano passado. “Espero que o seminário seja o primeiro evento para promover formação, capacitação e troca de experiências. Queremos a biblioteca municipal frequentada por profissionais que fomentam a cultura”, disse a secretária.

O prefeito do município, Samuca Silva, acredita que além de promover conhecimento para ajudar no dia a dia desses profissionais, o Seminário de Bibliotecas propõe repensar esses espaços de leitura e aquisição de conhecimento. “Por conta da revolução digital, temos que pensar em ações que reaproximem, principalmente, os jovens dos livros”, afirmou.

A bibliotecária Gabriela Leite, que atuou na Biblioteca Raul de Leoni, fez a primeira palestra. “Vou apresentar um trabalho que fiz em parceria com o curso de Direito do UGB (Centro Universitário de Volta Redonda) de implantação de uma biblioteca na Casa de Custódia do município. O objetivo é promover redução de pena por meio da leitura”, contou Gabriela, mostrando a diversidade da atuação desses profissionais.

A programação ainda inclui palestras com Márcia Cristina da Silva, conselheira do CRB-7 (Conselho Regional de Biblioteconomia – sétima região) com o tema “A representação da história dos negros nas bibliotecas públicas”; com Sergio Castro Martins, que falou sobre as diretrizes para avaliação de cursos e instituições de ensino superior; e com Alssimario da Costa Junior, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, que abordou o tema Plano Estadual do Livro e Leitura.

Por Renata Borges com fotos de Gabriel Borges – Secom/VR