Mais 10 adolescentes participaram da cerimônia de entrega ocorrida no bairro Roma I

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), realizou mais uma cerimônia de entrega de certificados para internos do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), através do Centro de Socioeducação (Cense) Irmã Assunción de La Gándara Ustará, no bairro Roma I. Desta vez, dez jovens em conflito com a lei abrigados na unidade – selecionados pela administração do Degase – participaram da iniciativa. A ação faz parte do Programa Municipal Novos Horizontes, baseado no Acessuas Trabalho (Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho), do Governo Federal.

Através do Projeto Novos Horizontes, a Smac está realizando oficinas que compreendem espaços de reflexão, conscientização e discussão sobre temas relacionados ao mundo do trabalho. Entre os temas abordados durante os encontros, estão: Desenvolvimento de Habilidades; Aspecto do Mundo do Trabalho; Como fazer um currículo; Como se comportar em uma entrevista de trabalho; Ética profissional, entre outros.

A Gestora do Programa Municipal de Inclusão Produtiva e do Projeto Novos Horizontes, Marlene Mota, relata que tem muita satisfação em desenvolver esse projeto. “Acredito muito no potencial desses jovens e quero prepará-los para o enfrentamento na busca de uma profissão e para o mundo do trabalho, resgatando possibilidades de sonhar e de buscar novas perspectivas de vida”, disse a gestora.

A diretora do Departamento de Proteção Básica (DPB) da secretaria de Ação Comunitária, Raquel Coutinho, explica que o programa inclui visitas técnicas a universidades e empresas, oficina de confecção de currículo, encontros para leituras de legislação trabalhista, entre outras oficinas, de acordo com o perfil de cada grupo.

“Sendo assim, com as devidas adaptações, por se tratar de um grupo que está em privação temporária de liberdade, fomos convidados pela direção do Degase Volta Redonda a formarmos uma turma com os adolescentes. Foram oito encontros semanais. No futuro, há a pretensão de montarmos mais turmas na instituição, como forma de capacitar esses jovens a conhecerem melhor sobre o mundo do trabalho, e as oportunidades que os esperam quando puderem retornar ao convívio social pleno”, disse a diretora.

A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, ressaltou a importância de realizar o projeto junto ao Degase. “Parcerias como essa, firmada entre a Prefeitura e o Degase, são muito importantes para o trabalho de integração desses jovens em conflito com a lei. Nosso objetivo é cuidar de toda a juventude de Volta Redonda, incluindo esses jovens que estão no sistema socioeducativo. Assim é possível dar estímulo e mostrar que eles são capazes de ingressar no mundo do trabalho, longe da criminalidade. É uma oportunidade para que eles vejam a vida de um novo ângulo”, destacou Carla.

Secom/PMVR