Interessados deverão preencher formulário online até o dia 10 de abril e, posteriormente, participar da reunião informativa sobre o funcionamento do serviço

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), abriu inscrições para as famílias voluntárias interessadas em participar do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Os interessados têm até o dia 10 de abril e deverão preencher o formulário de inscrição disponível no link abre.ai/familiaacolhedoravr. Após essa primeira etapa, as famílias interessadas são convidadas a participar da reunião informativa, para conhecerem o funcionamento do serviço.

A proposta é que as famílias cadastradas e habilitadas possam receber, em suas casas, crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos incompletos, afastados de suas famílias por uma medida judicial. O objetivo do serviço é oferecer proteção e convivência familiar, enquanto é definido se há possibilidade do retorno da criança ou adolescente à sua família de origem, ou encaminhamento a uma família substituta.

A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, ressaltou que é muito gratificante fazer parte de uma gestão que cuida das pessoas, e que cria serviços tão importantes como esse que auxilia o fortalecimento do vínculo familiar.

“O nosso objetivo é que cada criança atendida pelo Família Acolhedora possa retornar para os seus lares. E que as famílias estejam também sendo acompanhas para ser tornarem aptas a receber essas crianças de volta” ressaltou a secretária.

Sobre o serviço

O Serviço de Acolhimento Familiar foi implantado em Volta Redonda durante o ano de 2012, no terceiro mandato do prefeito Antonio Francisco Neto. O objetivo é possibilitar às crianças e adolescentes, retirados de casa por violência ou violação de direitos, uma alternativa à institucionalização.

A Família Acolhedora tem a guarda provisória da criança ou adolescente, por no máximo um ano, até que o acolhido retorne à família de origem ou seja preparado para adoção. Esclarecendo que a família acolhedora não adota. Neste período, o serviço de acolhimento garante convívio familiar e assistência pertinente ao seu desenvolvimento, como frequentar a escola e os cuidados com a saúde. Além disso, essas famílias recebem orientação contínua de profissionais de Psicologia e Serviço Social.

Enquanto a criança ou o adolescente está sendo assistido, o serviço garante suporte à família de origem com acompanhamento de equipe multidisciplinar, recebendo o apoio e a assistência necessária, objetivando melhorar a situação social e de saúde.

Requisitos básicos para se tornar uma família acolhedora

- Residir no município de Volta Redonda;
- Ser maior de 25 anos;
- Não estar cadastrado no Cadastro Nacional de Adoção e não ter interesse em adotar;
- Ter disponibilidade afetiva e de tempo para cuidar de uma criança de 0 a 18 anos incompletos;
- Não possuir antecedentes criminais.

Foto Aquivo Secom/PMVR