Criado com o objetivo de restaurar o patrimônio municipal, projeto da prefeitura já recuperou 2,260 mil itens

O projeto “Recuperando a Casa”, da Prefeitura de Volta Redonda, está completando dois anos e já rendeu aos cofres públicos uma economia de mais de R$ 1 milhão. Desde que foi criado, em agosto de 2021, o projeto já recuperou 2.260 bens patrimoniais do Executivo. Caso a administração municipal fosse comprar esses equipamentos já recuperados pelo projeto, teria que gastar em torno de R$ 1,4 milhão.

Segundo um levantamento realizado pela equipe do “Recuperando a Casa”, se esses bens patrimoniais fossem recuperados por mão de obra particular custaria à administração municipal R$ 257.752,00. Já o reparo realizado pela equipe do projeto teve um custo de R$ 109.406,00, o que rendeu ao poder municipal uma economia de R$ 148.346,00.

Somente no primeiro semestre desse ano, o “Recuperando a Casa” já reformou 864 bens, entre mesa de escritório, cama hospitalar, armário, balança, banco, carrinho de bebê, cadeira de alimentação, máquina de lavar, geladeira, escadas, cadeiras fixas e giratórias estofadas, micro-ondas, bebedouro, longarinas, frigobar, ar-condicionado, fogão, armário de cozinha, entre outros.

A equipe responsável pela recuperação dos equipamentos é composta por estofador, serralheiro, refrigerista, soldador e pintor. Esses profissionais analisam os materiais e tudo que tem condições de ser reformado é recuperado. Todo o material que não tem como ser recuperado é enviado para um depósito e fará parte de um leilão promovido pela administração municipal, posteriormente.

O projeto vem beneficiando diversas secretarias municipais como: Saúde (SMS), Ação Comunitária (Smac), Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), Infraestrutura (SMI), Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Comunicação (Secom), além do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), Estádio Raulino de Oliveira, Procuradoria Geral do Município (PGM), Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Conforto (antigo CAIS Conforto), Restaurante Popular, Policlínica da Cidadania, Zoológico Municipal, entre outros.

O Projeto

O projeto “Recuperando a Casa” consiste na reforma e reparos dos materiais e eletrodomésticos que estão nos depósitos do governo municipal, ou que estão inutilizados nas secretarias e autarquias. Muitos seriam descartados como sucata, apesar de ainda poderem ser úteis. O objetivo é restaurar o patrimônio público e promover economia aos cofres públicos.

Os materiais que precisam de reparos são recolhidos e encaminhados à oficina da prefeitura – localizada na Rua Paulo Marçal, no bairro Aterrado (onde funcionava a antiga Funerária Municipal).

Fotos de divulgação.
Secom/PMVR