Cerimônia foi nesta sexta-feira, 11, no clube Comercial; desde 2021, programa já entregou cerca de 5 mil certificados

Mais 1.125 mil certificados foram entregues pela Prefeitura de Volta Redonda nesta sexta-feira, dia 11, para alunos das oficinas de Capacitação e Inclusão Produtiva (CIP) e do projeto Novos Horizontes, através do Programa Nacional de Promoção ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). A cerimônia de formatura foi no clube Comercial, no bairro Colina, e contou com a presença dos formandos, familiares e instrutores.

Desde 2021, o Programa de Inclusão Produtiva, do Departamento de Proteção Social Básica (DPB), da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), já formou cerca de cinco mil alunos. As aulas acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); nos Centros de Convivências; nos grupos de produção de artesanatos e comidas dos Centros de Inclusão Produtiva; no Centro de Inclusão Produtiva do bairro Vila Mury; e no Centro de Educação e Produção Alimentar (CEPA) do bairro São Sebastião.

As 13 opções de curso são de cabeleireiro; barbeiro; trancistas; design de sobrancelhas; manicure; estética corporal; garçom; culinária; corte e costura; costura criativa; artes com material reciclável e em vidros; e treinamento de maître.

A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, destaca que as oficinas de Capacitação e Inclusão Produtiva têm como meta priorizar as famílias em situação de vulnerabilidade social, advindas da rede de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, com idade acima de 16 anos.

“É uma oportunidade para que essas pessoas possam se colocar ou voltar para o mercado de trabalho, seja através de um emprego formal ou como empreendedor. Oferecemos capacitações variadas para alunos de diversas faixas etárias, para que eles possam ganhar dinheiro e aprender o processo de produção e venda”, disse a secretária.

Pâmela da Silva Vieira Gonçalves é moradora do São Lucas e fez o curso de Trancista no CRAS São Carlos. “Meu objetivo é trabalhar em casa enquanto meus filhos são pequenos e continuar me capacitando para tentar um emprego em um salão de beleza”, disse Pâmela, que estava acompanhada dos filhos, Emilly, de dez anos, e Davi, de oito, na cerimônia de formatura.

Guto Fernandes Júnior fez o curso de Artes com Material Reciclável e foi escolhido para falar por todos os formandos. “Agradeço pela oportunidade de transformar o que era um hobby em uma fonte de renda. Gosto de artesanato desde criança e com o aperfeiçoamento conquistado no curso, hoje faço peças por encomenda. E assim como fez diferença na minha vida, acredito que faça na vida de todos”, falou.

“As oficinas do Programa de Inclusão Produtiva são uma oportunidade de aprender algo novo ou evoluir em uma atividade que já pratica. Os cursos contribuem para que o desejo do prefeito Neto (Antonio Francisco) se torne realidade, que é capacitar a população para garantir a geração de renda”, afirmou a subsecretária de Ação Comunitária, Rosane Marques, a Branca.

Ela agradeceu ao prefeito pelo apoio, à diretora do Departamento de Proteção Básica, Raquel Marques Coutinho e todos os profissionais que atuam no DPB, em especial à coordenadora do programa Marlene Mota, e ao deputado estadual Munir Neto, que esteve à frente da Smac por quase quinze anos e atuou na implantação da iniciativa.

Munir parabenizou a todos que concluíram mais esta etapa de aprendizado. “Volta Redonda é referência em Assistência Social para todo Estado do Rio por conta da confiança de vocês em nossos serviços. E agora, como deputado estadual, vou trabalhar para levar a todo estado as ações que fazem a diferença aqui no nosso município. O primeiro, já aceito pelo governador, é o ‘Coluna Reta’, que atua na prevenção e tratamento da escoliose idiopática em adolescentes”, contou.

Foto Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR