Evento de 14 a 18 de agosto é voltado para pessoas em situação de rua, profissionais da rede de assistência do município e a sociedade civil

Em alusão ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos da População em Situação de Rua (19/8), a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), realizará entre os dias 14 e 18 a Semana de Luta da População em Situação de Rua, com o tema “Direitos, resgate da cidadania e assistência social: a luta da população em situação de rua”.

O evento é voltado para os usuários em situação de rua, profissionais da rede de assistência do município e a sociedade civil. Os objetivos são ressaltar e divulgar os serviços disponibilizados em Volta Redonda, voltados para a assistência social, para a população em situação de rua.

A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, ressalta que discutir as problemáticas, e pensar propostas coletivas de atuação para a população em situação de rua, é de suma importância para os usuários e profissionais que trabalham com esse público-alvo.

“A Prefeitura de Volta Redonda construiu uma série de ações para esse segmento, buscando perspectivas de melhorias da qualidade de vida, da dignidade e de novos projetos de vida para essas pessoas, que visem a superação da vivência de rua”, ressaltou Carla.

A atividade tem o objetivo de reunir a população em situação de rua e demais interessados em conversar sobre a rede de proteção dessa população, além de promover um espaço de convivência, de promoção de saúde e de acesso à cultura para esse público.

Estão programadas uma roda de conversa; sessão de cinema; participação dos usuários no fórum do município de Resende; encontro dos usuários que já acessaram os serviços disponibilizados pela prefeitura; e atividades culturais.

O dia 19 de agosto

De acordo com a assistente social Joveline Batista Tomaz, a data de 19 de agosto é marcada como o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, mas, ao longo de todo o ano, são desenvolvidas ações e estratégias de cuidado dessa população mais vulnerável.

“A data é em memória ao acontecimento conhecido como massacre da Sé, em 2004, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na capital paulista. Tal fato desencadeou o início da mobilização de grupos da população em situação de rua para construir o Movimento Nacional da População de Rua, em uma contínua luta pela garantia de direitos. Em Volta Redonda realizamos um trabalho permanente e diário para acolher, orientar e encaminhar para o serviço que for necessário”, afirma Joveline.

Programação

Dia 14 – Roda de Conversa no Abrigo Seu Nadim, às 14h, com o tema: Dia 19 de Agosto – A Luta da População em Situação de Rua;

Dia 15 – Cine seu Nadim, no Gacemss, às 14h, evento para os usuários do serviço;

Dia 16 – Participação dos usuários no fórum do município de Resende, onde será abordado o tema: Redução de Danos;

Dia 17 – “Falas de Superação”, às 14h, no auditório da Smac, com a presença dos usuários que acessaram os serviços da secretaria e que saíram da situação de rua;

Dia 18 – Encerramento da programação com atividades culturais no Memorial Zumbi dos Palmares, Vila Santa Cecília.

Foto de arquivo- Secom/PMVR.