Ao longo da semana a secretaria de Ação Comunitária realiza roda de conversa, sessão de cinema, atividades culturais, entre outras

Dando início à Semana de Luta da População em Situação de Rua, a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), promoveu nesta terça-feira (15) uma sessão de cinema no Teatro Gacemss, na Vila Santa Cecília, para os usuários do Abrigo Seu Nadim. O evento faz parte das ações em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado no dia 19 de agosto.

Na segunda-feira (14), como parte da programação, foi realizada uma roda de conversa com os usuários na sede do Centro Pop, no bairro Aterrado. Cerca de 40 pessoas participaram da iniciativa. Durante o encontro foram abordados temas sobre políticas públicas, acesso da população usuária aos serviços e a participação do Comitê Municipal para População em Situação de Rua.

Com o tema “Direitos, resgate da cidadania e assistência social: a luta da população em situação de rua”, ao longo da semana serão realizadas diversas atividades para o público que acessa os serviços destinados aos usuários em situação de rua, profissionais da rede de assistência do município e a sociedade civil. Os objetivos são ressaltar e divulgar os serviços disponibilizados em Volta Redonda, voltados para a assistência social, para esse público-alvo.

A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, ressalta que o objetivo da prefeitura é ofertar o cuidado integral à população em situação de rua, identificando suas necessidades e buscando construir uma atenção compartilhada e em rede.

“A nossa luta é diária. Por isso, temos uma equipe que, diariamente, trabalha abordando essas pessoas, dando oportunidades de emissão de documentos civis. Nosso trabalho é cuidar e dar atenção, porque eles não são invisíveis. São pessoas e não podem ser ignoradas”, ressaltou a secretária.

Além da roda de conversa e da sessão de cinema, a programação conta também com: participação dos usuários no fórum do município de Resende; encontro dos usuários que já acessaram os serviços disponibilizados pela prefeitura; e atividades culturais.

“As atividades têm como objeto fazer reflexões com a população em situação de rua, sobre direitos, deveres e a importância da participação em espaços de controle social, buscando protagonizar cidadania e dignidade da pessoa humana”, disse a assistente social da Smac, Joveline Damiana Batista Tomaz.

Programação

Dia 16 – Participação dos usuários no fórum do município de Resende, onde será abordado o tema: Redução de Danos;

Dia 17 – “Falas de Superação”, às 14h, no auditório da Smac, com a presença dos usuários que acessaram os serviços da secretaria e que saíram da situação de rua;

Dia 18 – Encerramento da programação com atividades culturais na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília.

Fotos de divulgação- Secom/PMVR.