Artesanatos e comidas típicas dos estados brasileiros são atrativos que podem ser conferidos, das 9h às 16h; evento faz parte das atividades da Secretaria Municipal de Ação Comunitária

A Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado, abrigará nesta sexta-feira, dia 6, a Exposição Cultural Folclórica de Volta Redonda (Expo Culfo), das 09h às 16h. O evento da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) contará com barraquinhas de comidas típicas dos estados brasileiros, tradicional feira de artesanato, além de apresentações musicais e danças folclóricas.

Entre os pratos vendidos estarão: arroz carreteiro, escondidinho de carne seca, canjica, doces, bolos, broas, canjiquinhas, pinhão, feijão tropeiro e bebidas. Os produtos serão vendidos a preços populares, o dinheiro arrecadado será revertido para os grupos de convivência da Smac. A Expo Culfo faz parte das ações desenvolvidas nos 35 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. No mês de agosto, o tema folclore brasileiro foi apresentado e o evento é o resultado dessas atividades com os usuários.

“Cada grupo teve a oportunidade de pesquisar e trabalhar a cultura e o folclore do estado escolhido e o resultado será apresentado através da exposição. Ao todo são 22 barracas, divididas entre comida, artesanato, além de apresentações de peças teatrais, brincadeiras, contação de histórias e capoeira. Sabemos que a nossa cidade é composta por pessoas que vieram de vários estados, nosso objetivo é valorizar essas culturas. Com isso, estamos promovendo o respeito, a dignidade e a cidadania de todos”, explicou a coordenadora da Divisão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Patrícia Pereira.

A secretaria municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, destacou que o evento visa incentivar o empoderamento dos grupos de convivência.
“É uma ação intergeracional, que envolve todos os participantes dos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Este evento, além de servir para a socialização deles, aumenta a autoestima e o protagonismo, uma vez que a população de Volta Redonda passa a conhecer os trabalhos desenvolvidos por eles. Venha participar e traga toda sua família”, convidou a secretária.

Secom/PMVR.