Aula inaugural foi realizada nesta sexta-feira (6) para os 37 alunos que vão participar da iniciativa estadual de capacitação, em parceria com a prefeitura

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (06) a aula inaugural do Programa Ambiente Jovem em Volta Redonda, uma iniciativa de capacitação do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, juntamente com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). A ação possui a parceria da Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac).

O programa é voltado aos jovens de 16 a 24 anos, que receberão uma bolsa-auxílio no valor R$ 300,00 mensais. Os jovens são capacitados por meio de aulas e oficinas para se tornarem agentes de transformação em seus territórios. Após a capacitação, os jovens terão conhecimento para se tornarem multiplicadores dos aprendizados, ajudando assim suas respectivas comunidades a entenderem os impactos ambientais.

Com duração de seis meses, as aulas do Ambiente Jovem acontecem no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Santo Agostinho, para 36 alunos inscritos no projeto. A subsecretária de Ação Comunitária, Rosane Marques, destacou que a vinda do projeto para Volta Redonda é motivo de alegria.

“Esse é um processo de autoestima, de readequação e de repensar a vida. Temos muito que agradecer a todos que se empenharam para que esse curso tivesse início. Tenho certeza de que todos os alunos vão contribuir muito para a melhoria da cidade e, principalmente, da sua comunidade. Aproveitem essa oportunidade”, disse Rosane.

O representante do vice-governador Thiago Pampolha, Marcos Ferreira, agradeceu ao deputado estadual Munir Neto por ter trazido o programa para Volta Redonda. “Quero agradecer ao Munir e ao prefeito Neto que sempre apoiam as iniciativas do Governo do Estado, e toda a equipe e alunos que vão participar dessa iniciativa. A implantação do Ambiente Jovem se deu através de uma solicitação do deputado Munir Neto, que a todo momento aproveita as oportunidades para o crescimento da região Sul Fluminense, principalmente para Volta Redonda”.

Munir agradeceu a confiança dos jovens que irão participar da iniciativa e ressaltou que um dos objetivos do projeto é o aumento na qualidade de vida dos envolvidos e de suas comunidades, integrando esforços para garantir direitos e promover autonomia.

“Capacitar jovens para serem cidadãos capazes de valorizar o meio ambiente como patrimônio ambiental. Pensar, agir e protagonizar ações sustentáveis que contribuam para a conservação do bioma e para um estado ambientalmente equilibrado. Aproveitem essa oportunidade que o governo do Estado está trazendo para a nossa cidade”, disse o deputado.

Garantir direitos e promover autonomia

É esperado que os jovens, por meio dos incentivos e orientações recebidas, possam ter acesso mais rápido ao emprego formal, além da oportunidade de descobertas no âmbito do microempreendedorismo.

O programa Ambiente Jovem favorece a inserção no mercado de trabalho formal e, da mesma forma, desenvolve uma visão empreendedora nos jovens que possibilite alternativas de geração de renda.

Após a conclusão do curso, além de estarem aptos como agentes de transformação social e ambiental, os jovens formandos receberão orientações para buscar postos no mercado de trabalho e vagas em cursos de nível superior. A iniciativa tem como um de seus objetivos aumentar a qualidade de vida dos participantes e suas comunidades ao integrar esforços para garantir direitos e promover autonomia.

Fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.