Viagem da Melhor Idade começa nesta segunda-feira

Primeiro roteiro prevê visita a pontos turísticos do Rio de Janeiro; mais de mil idosos vão à capital carioca em dezembro

O próximo domingo será de ansiedade para 127 idosos que participam do programa Melhor Idade em Movimento nos núcleos dos ginásios dos bairros 249, Santo Agostinho e Vila Rica/Três Poços e das praças poliesportivas do Santa Rita do Zarur e Sessenta. Eles formam o grupo que farão a primeira Viagem da Melhor Idade 2018 na segunda-feira, dia 03, para o Rio de Janeiro.

No roteiro, estão alguns dos principais pontos turísticos da capital carioca. Pela manhã, às 9h, o grupo vai ao Cristo Redentor. Após o almoço, às 14h, haverá visita à área externa do Museu do Amanhã e Boulevard Olímpico. Em seguida, seguem para o Aqua Rio Porto Maravilha. A saída de Volta Redonda está marcada para 6h e a chegada prevista para 19h, na Ilha São João.

Os passeios ao Rio de Janeiro começam nesta segunda, dia 03, e vão até o dia 13 de dezembro. Os 1.018 idosos participam do programa Melhor Idade em Movimento, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel); dos grupos de convivência da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac); e da Academia da Vida Oscar Cardoso da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre). Eles foram divididos em oito grupos.

Na terça-feira, dia 04, vão ao Rio de Janeiro, 115 idosos do Melhor Idade em Movimento dos núcleos São Luiz, São Cristóvão, Caieiras, Candelária, Rústico e Dom Bosco. Na quarta, dia 05, será a vez de 125 Idosos da academia de musculação do Raulino de Oliveira, núcleos do Monte Castelo, Coqueiros e Siderlândia. No dia 06, viajam 128 idosos dos núcleos Jardim Amália II, Açude e Parque Aquático municipal.

As viagens recomeçam na segunda-feira, dia 10, com 128 idosos de grupos de convivência da Smac. Na terça, dia 11, é a vez de 127 idosos do Melhor Idade em Movimento, dos núcleos Jardim Ponte Alta, Vila Americana, São Geraldo, academia de musculação do Raulino de Oliveira e Parque Aquático Municipal. Na quarta, dia 12, viajam 147 idosos de grupos de convivência da Smac.

Os 121 idosos do programa Melhor Idade em Movimento, dos núcleos Água Limpa, Santa Cruz, Açude e Ilha São João, além do grupo da Academia da Vida Oscar Cardoso, encerram o roteiro carioca da Viagem da Melhor Idade 2018 na quinta-feira, dia 13 de dezembro.

De acordo com a secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Maria Paula Tavares, em todos os dias de viagem haverá um enfermeiro em cada ônibus e um ou dois responsáveis por cada núcleo, dependendo do número de participantes. “Vamos monitorar de perto o grupo de idosos para garantir a segurança e o bem-estar durante a viagem. O objetivo é que eles aproveitem o passeio, sem preocupações”, disse.

O prefeito do município, Samuca Silva, lembrou que o anúncio do primeiro roteiro da Viagem da Melhor Idade foi feito durante a Festa do Idoso, realizada no último dia 31 de outubro, na Ilha São João, em comemoração ao Dia do Idoso. “Neste dia, as equipes das secretarias que têm programas para a Melhor Idade começaram a distribuir o roteiro e solicitar que as pessoas escolhessem entre o Rio de Janeiro e um dia em um hotel fazenda”, afirmou, ressaltando que o passeio no hotel será realizado em janeiro de 2019.

Por Renata Borges – Secom/VR