32ª edição do evento acontece neste sábado e domingo, dias 8 e 9, embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília

O tradicional Festival de Dança da Prefeitura de Volta Redonda está de volta após seis anos. A 32ª edição acontece neste sábado e domingo, dias 8 e 9, das 16h às 22h, embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. O retorno do festival, realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), faz parte da programação em comemoração aos 69 anos do aniversário do município.

Neste ano, 1.200 dançarinas e dançarinos apresentarão 118 coreografias divididas por fases. No sábado, às 16h, os projetos sociais infantis e infantojuvenis dão o tom do espetáculo; e partir das 18h será a vez dos adultos. No domingo, a partir das 16h, sobem ao palco as academias e escolas municipais e privadas infantis, encerrando o festival.

“É um evento que se caracteriza por sua pluraridade de facetas, sendo ao mesmo tempo uma manifestação esportiva, artística e cultural. Também é um evento extremamente democrático, destinado a todas as faixas etárias, ritmos, modalidades e estilos do ballet clássico, passando pelo jazz, até a dança contemporânea”, disse a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela.

Neste ano, a Smel recebeu 46 inscrições de entidades especializadas em dança; academias; escolas da rede pública e privada; e de projetos sociais. Estão inscritos participantes de cinco munícipios do Estado do Rio de Janeiro: Barra Mansa, Volta Redonda, Resende, Paracambi e Rio de Janeiro. A expectativa da organização é que o evento tenha uma média de público de 1.500 pessoas por dia.

“Destacamos a importância de realizar o Festival de Dança embaixo da biblioteca, na Vila Santa Cecília, por ser um local de grande circulação de pessoas, o que permite cumprir um dos pilares conceituais do evento que é o acesso à dança de maneira gratuita e irrestrita”, finalizou a secretária.

Secom/PMVR