Estudantes assistiram palestra e tiraram dúvidas sobre doenças através do Programa Saúde na Escola

Cerca de 100 alunos do Colégio Estadual Presidente Roosevelt, no Conforto, participaram na manhã desta terça-feira, dia 16, de uma palestra do Programa Saúde da Família, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. A gerente da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro, Mariana Figueiredo, conversou com os estudantes sobre doenças que têm prevenção.

“Sabemos que é difícil de o adolescente ir ao posto para se vacinar. É uma população difícil de captar e vimos essa necessidade. Falamos sobre doenças que são prevenidas e as vacinas que têm no calendário básico do adolescente. Também entramos um pouquinho na questão da Dengue”, explicou Mariana, que estava acompanhada da técnica de Enfermagem, Gilmara Licia.

O jovem Lucas Silva de Souza, de 15 anos e estudante do 1º do Ensino Médio, gostou da palestra e disse estar em dia com o cartão de vacinação. “Meu pai me ajuda, observa o cartão de vacinação. Algumas doenças que vi hoje eu conhecia, outras não. Agora, sabendo mais, vou avisar, compartilhar. Posso ajudar todo mundo a se prevenir, a tomar cuidado”, disse Lucas, que é morador do bairro São Sebastião.

Durante a palestra, os alunos puderam tirar dúvidas sobre doenças como sarampo, difteria, hepatite, entre outras. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, o PSE trata de diversos assuntos, conforme a necessidade de abordagem.

“O tema é variado, mas sempre tentamos focar no momento, trabalhar com o quê está acontecendo. Em alguns casos, as escolas têm dificuldade de abordar o assunto com os alunos e a Saúde faz esse trabalho, damos esse suporte. É fundamental trabalhar a prevenção com os jovens para reduzirmos os índices dessas doenças”, afirmou Alfredo.

O prefeito Samuca Silva destacou que a meta do PSE é assistir 25 mil alunos da rede pública de ensino neste ano. “Queremos que esses jovens reflitam sobre a prevenção e possam levar esse conhecimento também para suas casas, famílias e amigos. A educação é importante em todos os sentidos, inclusive em relação à saúde. Quem acompanha nosso plano de governo sabe que o Programa Saúde na Escola é uma prioridade”, comentou Samuca Silva.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas / SecomVR