Recepcionistas da urgência e emergência aprenderam sobre atendimento humanizado

A prefeitura de Volta Redonda promoveu nesta terça-feira, dia 16, uma capacitação para recepcionistas da rede de Urgência e Emergência da secretaria municipal de Saúde. O objetivo é treiná-las para um atendimento humanizado e qualificado. A ação é uma parceria entre a Escola de Governo e a secretaria municipal de Saúde (SMS). Participaram 23 recepcionistas da rede.

A palestrante Cléia Teixeira Camilo, falou sobre o objetivo do curso. “Vamos passar técnicas para que os profissionais realizem um melhor atendimento. A intenção é qualificar essas pessoas, fazendo com que elas aumentem a sua produtividade”, disse.

“Nós começamos com as recepcionistas que são as portas de entrada da rede e depois nós vamos expandir para área administrativa e enfermeiros, para que a gente consiga humanizar todo o corpo profissional da rede de Urgência e emergência”, explicou Raphaela Dalboni, coordenadora administrativa rede de Urgência e emergência da SMS.

Maria Aparecida Portilho Reis, recepcionista do Hospital do Idoso, comentou que já participou de várias capacitações e acha importante fazer essa reciclagem. “Já fiz vários cursos, isso é muito importante pra gente. Não só no trabalho, mas também no dia a dia. Todo aprendizado é bom”, comentou Maria.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, capacitar os profissionais de saúde é primordial para garantir o bom atendimento. “O profissional preparado entende melhor as necessidades da população durante o atendimento. Nós vamos levar esta capacitação para toda rede de atendimento do município”, afirmou o secretário.

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, ter profissionais capacitados atuando no município é fundamental. “Nosso objetivo é aproximar mais os profissionais de saúde dos pacientes. Os recepcionistas são o primeiro contato com a população na hora do atendimento. E é importante que eles estejam preparados para realizar esse contato de forma humanizada”, disse o prefeito.

Por Ana Maria Mansur, com fotos de Geral Gonçalves - SecomVR