Evento reuniu gestores, profissionais e usuários para propor e discutir políticas públicas para o setor

A 13ª Conferência Municipal de Saúde de Volta Redonda reuniu quase 1,2 mil pessoas no último fim de semana no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior e no Colégio Municipal Getúlio Vargas, no Laranjal, para propor e discutir políticas públicas para o setor. Durante o evento, também foram eleitos os membros do Conselho Municipal de Saúde para o mandato 2024-2027. O grupo, formado por 23 membros, que conta com representantes da gestão municipal, dos prestadores de serviço, dos profissionais de saúde e dos usuários, toma posse em janeiro do ano que vem.

A conferência, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), comemorou os 35 anos da promulgação da Constituição Cidadã e os 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), completados em 2023. Durante a abertura do evento, autoridades do setor da saúde, no âmbito municipal, estadual e nacional falaram da importância da participação popular na construção de políticas públicas.

O médico Aristides Vitorino de Oliveira Neto, diretor de Programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, ligada ao Ministério da Saúde, fez a primeira palestra da conferência, ainda na sexta-feira, 31, sobre o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”. No sábado, 1º, ele falou sobre o terceiro eixo de discussões da conferência “Amanhã será outro dia para todos, todas e todes”.

As palestras das outras duas mesas temáticas ficaram a cargo do ex-prefeito de Piraí, Luiz Antônio da Silva Neves, médico, mestre em Políticas Públicas e Saúde (FIOCRUZ), que falou sobre “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”. E para abordar “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas” foi convidado Alex Gomes Motta, turismólogo da Universidade do Estado do Norte do Paraná (UENP), membro do Conselho Nacional de Saúde.

As palestras dão embasamento aos participantes da conferência para pensarem, em conjunto, sugestões para a implantação de políticas públicas para a Saúde. As propostas aprovadas serão apresentadas na 9ª Conferência Estadual de Saúde (ConfES/RJ), que será nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2023 pelos delegados eleitos no município. A eleição acontece nesta semana e o grupo será representado por quatro conselheiros do segmento dos usuários, dois da gestão de Saúde, dois profissionais e um convidado.

A secretária de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha, destacou que a conferência é um evento para o exercício da democracia. “Nos dois dias ampliamos o conhecimento e discutimos políticas públicas para melhorar o serviço de Saúde. A participação popular e o controle social são fundamentais para definir as necessidades e prioridades para cada território, debater a saúde como direito e defender o SUS”, afirmou.

Fotos Cris Oliveira – Secom/PMVR