Espaço fica no bairro Volta Grande e já atende a 200 pessoas por semana, com atividades físicas, práticas integrativas e educativas

A Academia da Saúde Darcilei Monteiro de Oliveira – Professor Darcilei, no bairro Volta Grande, oferece atividades físicas, práticas integrativas e educativas a moradores de Volta Redonda. Reaberto recentemente após reforma completa, o espaço contribui com um novo estilo de vida e bem-estar da população. Duzentas pessoas já frequentam o local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, para caminhada orientada, yoga, dança circular, treinamento funcional e roda de terapia comunitária.

A moradora Maria Thereza Sampaio, que vai completar 80 anos nos próximos dias, disse que a Academia da Saúde, antes fechada desde 2020, foi um presente para quem mora no Volta Grande e região.

“As aulas são excelentes. Professores pacientes, capacitados, muito bom. Foi um presente para o bairro. Estou até mais bem-disposta. Só de ver uma joia dessas a felicidade é infinita” celebrou Maria Thereza, que participa das aulas de yoga e do projeto “Coluna em Movimento”, por intermédio do Cemurf (Centro Municipal de Reabilitação Física).

A moradora do Ilha Parque, Sônia Maria da Cruz, de 64 anos, contou que conheceu a iniciativa da Academia da Saúde através das redes sociais e, por morar perto, decidiu participar das atividades que já fazem diferença no dia a dia dela.

“Achei ótima a ideia da academia. Estava só esperando a oportunidade para vir para cá. Eu adoro, porque aqui a gente conversa, faz caminhada, batemos um papo, acalma, faz muito bem”, elogiou.

Já Maria Auxiliadora Gomes, de 63 anos, moradora do Santo Agostinho, revelou que sofreu com problemas de saúde durante a pandemia de Covid-19, e que ter um espaço como a Academia da Saúde a ajudou a reconquistar o equilíbrio físico e emocional.

“Eu tinha dores nas pernas, no corpo e as atividades têm sido muito boas para mim. Eu digo para todo mundo: ‘venha fazer esta caminhada, venha fazer este tratamento, porque é muito importante’. Cheguei até à academia sem conseguir levantar os braços, hoje eu levanto, mexo e vamos para frente”, comemorou.

Hipertensa, Sueli de Freitas, de 57 anos, participa das atividades na academia desde a sua reabertura. A moradora do Santo Agostinho também sofre com artrose nos dois joelhos e recebeu orientação médica para caminhar, pelo menos, duas vezes por semana.

“Não posso fazer nenhuma atividade com impacto, mas a orientação é caminhar, pelo menos, duas vezes na semana. Desde que a academia reabriu, eu estou conseguindo andar melhor, trabalhar melhor, estou muito bem. Já melhorou 100% a minha qualidade de vida”, disse Sueli, elogiando a equipe de trabalho da Academia da Saúde.

Promovendo o bem-estar físico e mental

“A Academia da Saúde vem para garantir o acesso da população a uma qualidade de vida, a um bem-estar físico, mental e social. Promovendo atividades físicas, práticas corporais, alimentação saudável, atendendo a qualquer faixa etária”, disse a enfermeira Jaqueline Cristina de Souza Batista, que coordena o Distrito Sanitário 4, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), área onde fica a Academia da Saúde.

O coordenador da Academia da Saúde, Sandro Pinheiro, destacou que as atividades na unidade são gratuitas e estão disponíveis para qualquer morador de Volta Redonda.

“Qualquer morador pode vir e participar. A gente afere a pressão arterial antes e estando tudo ‘ok’, a pessoa já pode participar. Temos caminhada orientada, yoga, dança circular, treinamento funcional, roda de terapia comunitária, além de auriculoterapia e terapia em florais de Bach, inclusive oferecendo essas ações aos profissionais da equipe da academia. É o profissional cuidando do profissional”, enfatizou Sandro, informado que no local também há atividades com grupos de antitabagismo; grupos sobre alimentação saudável; e grupos de planejamento familiar com a equipe de médicos e enfermeiros da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Volta Grande.

A Academia da Saúde fica na Rua 1.025, nº 176, e conta com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, nutricionista, psicólogo, terapeutas, educadores físicos e fisioterapeutas.

Fotos: Cris Oliveira/PMVR