Doses serão aplicadas a partir das 14h30 no Clube Comercial, onde os idosos irão participar do lançamento da viagem da Terceira Idade

Alegria aliada à saúde é o que os idosos participantes do projeto “Viva a Melhor Idade”, da Prefeitura de Volta Redonda, irão ter na tarde desta sexta-feira, dia 12. Além da apresentação do cantor Elymar Santos – o querido da Terceira Idade –, os idosos também terão acesso à vacinação contra Covid-19 e Influenza (gripe), a partir das 14h30, na Associação Atlética Comercial, no bairro Colina.

O evento marca o anúncio do roteiro e programação completos da edição 2023 do projeto “Viva a Melhor Idade”, com a entrega de folders com todas as informações sobre o passeio. Também durante a apresentação, a prefeitura fará uma homenagem especial ao Dia das Mães, celebrado no domingo (14).

O médico sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Carlos Vasconcellos, mencionou a importância dos idosos se vacinarem contra a Covid-19 e Influenza.

“A vacinação nos idosos é de extrema importância, pois na faixa etária acima de 60 anos nosso sistema imunológico perde, naturalmente, as defesas e com isso pode contrair doenças mais facilmente. A vacinação reduz, significativamente, os riscos de contrair as formas mais graves de doenças, como, por exemplo, Covid-19 e Influenza. Por isso, recomendamos que todos os idosos aproveitem esta oportunidade e atualizem suas cadernetas de vacinação”, esclareceu o médico.

Vacinação

A vacina bivalente contra Covid-19 está disponível para toda a população acima de 18 anos. O intervalo para receber a bivalente é de quatro meses da última dose tomada. A bivalente funciona como reforço para quem recebeu pelo menos duas doses de AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou Janssen.

Já a vacina contra Influenza (gripe) é recomendada para toda população, a partir de 6 meses de idade. Os imunizantes contra gripe e Covid-19 podem ser aplicados no mesmo dia, sem intervalo.

Viagem da Melhor Idade

No total serão 32 viagens ao longo do ano, com saída de seis ônibus por dia, levando 276 pessoas – entre idosos participantes ativos dos programas das secretarias municipais de Esporte e Lazer (Smel) e de Ação Comunitária (Smac), além de profissionais da Smel e da empresa de turismo contratada para realizar a viagem. A última viagem está prevista para o dia 18 de dezembro.

O destino dos viajantes será a cidade mineira de Caxambu, mais precisamente o Hotel Glória, onde a Melhor Idade irá desfrutar, no primeiro dia, de almoço tradicional da região, passeio pela cidade – com direito a visita ao Parque das Águas e ao comércio local. Quem preferir, poderá aproveitar a estrutura do hotel, com sala de jogos, karaokê e recreação na piscina. O dia continua com chá da tarde, recreação, jantar e baile.

A programação do segundo dia prevê, além do café da manhã, duas opções para o período matutino: visita ao Parque das Águas ou atividades recreativas na piscina do hotel. Para finalizar, almoço de despedida e retorno para Volta Redonda.

Secom/PMVR