Obras seguem em ritmo acelerado, com infraestrutura hidráulica e elétrica já concluídas em dois pavimentos

As obras para construção do Hospital da Criança de Volta Redonda, no bairro Retiro, seguem em ritmo acelerado e avançando em diversas frentes, com grande número de trabalhadores e máquinas atuando intensamente no local. Entre as novidades da semana, o prédio começará em breve a ganhar uma nova laje na cobertura, que vai dar suporte às caixas d´água que abastecerão a unidade hospitalar. Além disso, o poço do elevador está praticamente concluído e o equipamento já deve começar a ser instalado no próximo mês.

A rampa de acesso, que também garante maior acessibilidade aos futuros pacientes e familiares, chegou ao quinto e último pavimento. A parte de alvenaria está totalmente concluída nas partes laterais do prédio, sendo que nos dois primeiros andares já está sendo instalado o forro do teto. Isso só foi possível após a conclusão dos trabalhos de infraestrutura elétrica e hidráulica nestes pavimentos, que agora estão aptos a receber ar-condicionado, rede de gases, luz e água, por exemplo.

A parte de revestimento também segue adiantada, pois quem entra na unidade já pode perceber a instalação das bancadas de inox e granito, bem como já são vistas janelas, azulejos e outros itens comuns à fase de acabamento.

“Temos muito que agradecer mais uma vez ao Governo do Estado, que nos ajudou a retomar esta obra. O ritmo está dentro do esperado e em breve Volta Redonda terá mais um hospital público. São poucas cidades no país com uma rede hospitalar pública como a nossa. Claro que temos muito que avançar, mas também é bom reconhecer que estamos avançando”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.

O Hospital da Criança

O Hospital da Criança funcionará ao lado do Hospital Dr. Munir Rafful (HMMR), o hospital do Retiro. Iniciada em 2016, a obra ficou paralisada nos últimos anos e foi retomada pela atual gestão municipal. No total, são quase R$ 6 milhões de emenda parlamentar do então deputado federal Delegado Antônio Furtado, mais R$ 9,4 milhões do governo estadual, por meio do projeto “Somando Forças”, da Secretaria das Cidades, liberados para a construção da futura unidade de saúde.

A prefeitura realiza a fiscalização da obra, além de entrar com 5% do valor repassado pelo estado como contrapartida. “Temos sempre de agradecer e lembrar dos parceiros que estão nos ajudando neste grande trabalho de reconstrução de Volta Redonda. Tem muita coisa boa por vir, estamos atentos ao que a população exige e vamos trabalhar para cumprir”, destacou o prefeito.

Depois de pronta, a unidade de saúde funcionará em conjunto com o Hospital do Retiro, mas terá uma recepção própria, consultórios de atendimento, consultórios de classificação de risco, salas de medicação, de emergência vermelha e de nebulização. Ao ser totalmente concluído, o novo hospital passará a funcionar de forma independente, ganhando ainda áreas de repouso e de internação.

Fotos de Cris Oliveira- Secom/PMVR.