Pesquisa realizada com pacientes submetidos a procedimentos entre 2022 e 2023 aponta alto grau de satisfação; eles foram unânimes em afirmar que recomendariam o hospital para amigos e familiares

 

Pacientes operados no Hospital São João Batista (HSJB), entre 2022 e 2023, destacaram a qualidade das instalações e da equipe médica da unidade. Eles responderam a uma pesquisa de satisfação sobre o atendimento e foram unânimes em afirmar que recomendariam o HSJB para seus amigos ou familiares. O levantamento foi realizado na semana passada e divulgado nessa terça-feira (25) pela direção da unidade médica.

Os médicos cirurgiões e a equipe foram elogiados por 100% dos entrevistados. Os 54 pacientes avaliaram como “excelente” a atuação dos profissionais. As equipes de enfermagem e recepção também receberam notas positivas, com 49 pessoas avaliando esses profissionais como “excelentes” e outras cinco como “bom”. As instalações do HSJB também atingiram altos níveis de aprovação. Cinquenta pacientes disseram que o local onde passaram pela cirurgia é “excelente”, enquanto quatro definiram como “bom”.

A pesquisa também abordou sobre a velocidade do atendimento, que leva em consideração o tempo de espera para a realização de exames e seus resultados. O grau de satisfação atingiu 94,44% e 100%, respectivamente.

O ortopedista Flávio Reis, que é diretor Médico do hospital, lembrou os esforços feitos para que o HSJB pudesse voltar a realizar cirurgias, já que antes de 2021, os pacientes eram encaminhados para hospitais como o HTO (Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia), em Paraíba do Sul, ou outros na capital.

“Para conseguirmos dar conta da demanda montamos uma equipe com médicos e anestesistas de plantão, já que a maioria dessas cirurgias eram feitas aos sábados, e não podíamos comprometer o centro cirúrgico nos dias de semana. Tivemos que nos preparar com a realização de exames pré-operatórios, riscos cirúrgicos e até questões administrativas como a licitação para a compra de próteses (de joelhos e quadril) e aguardar a chegada desses materiais. Realizamos a maioria das cirurgias em regime de mutirão. Do ponto de vista médico tivemos ótimos resultados e agora estamos recebendo com alegria este feedback positivo dos pacientes”, comemorou Reis.

De quase fechando as portas à referência em saúde

O diretor-Geral do HSJB e vice-prefeito, Sebastião Faria, celebrou o novo momento do hospital que chegou a quase fechar as portas em 2020, ficando sob intervenção judicial, e hoje voltou a ser referência em saúde pública no Estado do Rio de Janeiro.

“A realidade agora é outra. Modernizamos todo o parque tecnológico do hospital, agilizando e aumentando a segurança nos procedimentos cirúrgicos. Os números comprovam essas melhorias; hoje o HSJB segue batendo recordes na quantidade de cirurgias realizadas, reduzimos a taxa de mortalidade hospitalar e diminuímos o tempo de internação dos pacientes. Estamos com as obras de ampliação em andamento, elas irão aumentar a capacidade de cirurgias de média e alta complexidade; contaremos com mais salas para recuperação pós-anestésica e vamos ampliar também o número de consultórios, a emergência. Tudo para garantir o melhor atendimento possível aos pacientes”, ressaltou Faria.

Fotos: Divulgação-Secom/PMVR.

Pin It