Dois novos equipamentos já estão no Centro de Imagens e um terceiro chega ainda este ano; equipamentos fazem exames mais rápidos e com mais conforto às pacientes

Dois mamógrafos de última geração foram instalados no Centro de Imagens Gecy Vieira Gonçalves, na Policlínica da Cidadania, em Volta Redonda. Os equipamentos, que ainda vão passar por ajustes de calibração e configuração, são de alta tecnologia, capazes de gerar diagnósticos muito precisos na detecção precoce do câncer de mama. A Prefeitura de Volta Redonda já adquiriu um terceiro mamógrafo do mesmo tipo, que deve ser instalado ainda este ano.

De acordo com o prefeito Antonio Francisco Neto, o governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue investindo em equipamentos para melhorar o atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). A ideia é modernizar a estrutura da saúde pública, acolhendo da melhor forma possível os pacientes do SUS.

“Esses investimentos são importantes para os usuários e para os profissionais da rede, que passam a contar com mais segurança para trabalhar. A tecnologia da mamografia digital assegura o cuidado de maior número de pacientes com mais confiança quando se trata de rastreamento e diagnóstico”, disse Neto, afirmando que vai continuar trabalhando para avançar ainda mais no atendimento de saúde para a população.

A secretária de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, reforçou que os novos equipamentos contam com tecnologia que gera imagens mais precisas e detalhadas, além de possuírem um sistema de compressão de mama controlado por software, que permite uma constrição mais uniforme e confortável para a paciente.

“Além disso, no caso dos novos mamógrafos, a oferta de exames também será ampliada, já que os equipamentos são capazes de realizar um exame, com quatro aquisições de imagem, em três minutos, 18 exames por hora”, disse Conceição, enfatizando que o aparelho garante mais conforto, diminuindo a ansiedade das pacientes.

Fotos: Geraldo Gonçalves- Secom/PMVR.