Competição acontece a partir da próxima sexta-feira, dia 7, às 10h, no Shopping Park Sul; 80 equipes, de 12 cidades do Rio, estão confirmadas

Volta Redonda sedia nesta sexta-feira (7) pela primeira vez na história o Fira Rio, campeonato estadual de robótica. A competição acontece a partir das 10h, no Shopping Park Sul, em parceria com a Fira Brasil. Os preparativos estão a todo vapor, com a montagem do palco e da estrutura para receber os visitantes. Até o momento, 1.156 pessoas se cadastraram para poder assistir ao evento que contará com provas na sexta e sábado. Ao todo, serão mais de 400 participantes (de 6 a 19 anos de idade) e 80 equipes, de 12 cidades do Rio de Janeiro.

Esses números fazem o torneio de Volta Redonda superar os campeonatos nacional e estadual realizados em 2022. Para os participantes de outras cidades, a prefeitura irá oferecer um city tour para que eles possam conhecer Volta Redonda.

A etapa deste ano na cidade do aço vai qualificar equipes para a disputa nacional, que credencia para a Copa do Mundo de Robótica, que ocorrerá no Canadá. Serão quatro modalidades em disputa: cabo de guerra, cliff hanger, DRC-explorer e missão impossível. Pela rede pública municipal de Volta Redonda, 10 equipes participarão; cerca de 50 alunos.

Formando campeões

Para participarem da competição, professores de escolas da rede municipal da área de Robótica e alunos foram capacitados, graças à parceria com a Firjan Senai/Sesi. A formação ocorreu na escola Sesi.

“Estamos muito felizes de Volta Redonda receber este evento. nossos alunos trabalharam muito para poder representar muito bem a nossa cidade e eu não tenho dúvidas de que estamos em condições de competir”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto, agradecendo ao secretário de Educação, Sérgio Sodré, e a todos os profissionais e alunos envolvidos.

O desejo da administração municipal é que a robótica alcance mais colégios de Volta Redonda e, assim, fomente ações de cooperação, criatividade, planejamento e trabalho em equipe aos estudantes. A expectativa é que o ensino da robótica esteja em todas as escolas de Volta Redonda em 2024.

“Só temos a agradecer ao prefeito Neto e a parceria com a Firjan Senai/Sesi que preparou os nossos alunos e professores para a disputa do campeonato estadual. Agradecer também aos nossos profissionais que são muito dedicados, assim como os estudantes. Independente do resultado, todos já são campeões”, afirmou Sodré.

Inscrições

Interessados em assistir ao campeonato de robótica devem se inscrever pelo link:www.sympla.com.br/evento/campeonato-de-robotica-fira-rj/1998719. A entrada é gratuita, mas há a necessidade do agendamento online.

Foto: Divulgação/PMVR