Competição acontece nesta sexta-feira e sábado, dias 7 e 8, no Shopping Park Sul. Interessados em assistir devem se inscrever pela internet

Foi dada a largada! Começou na manhã desta sexta-feira (7), no Shopping Park Sul, o Fira Rio, campeonato estadual de robótica, em Volta Redonda. É a primeira vez que a competição é realizada na cidade, com a expectativa de reunir mais de 2 mil pessoas nos dois dias de evento. A abertura oficial ocorreu com uma grande festa, com direito a danças e gritos de guerra das equipes, e as presenças do prefeito Antonio Francisco Neto, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Sérgio Sodré, que também acumula a secretaria de Educação (SME); e do operador do Fira no estado do Rio de Janeiro, professor Alexandre Amâncio.

Neto deu as boas-vindas a todos os participantes e agradeceu ao empenho de todos os envolvidos na realização da competição em Volta Redonda, que reúne 80 equipes, de 12 cidades do estado do Rio; números que fazem o torneio superar os campeonatos nacional e estadual realizados em 2022.

“Queria agradecer ao Alexandre, a todos da equipe dele, ao Park Sul, aos lojistas. Agradecer ao Sodré, ao Fernando (subsecretário da SMDET) e a toda a equipe deles da SMDET e da Educação; e dizer obrigado aos professores e às mais de 2 mil pessoas que se inscreveram para estar aqui assistindo e participando”, disse Neto.

Sodré também agradeceu as parcerias, entre elas com a Firjan Senai Sesi, que possibilitou a capacitação de professores e alunos de escolas da rede municipal na área de robótica e desejou sucesso aos competidores.

“Agradeço ao prefeito Neto pelo desafio que ele nos fez, que foi o de fazer o Fira acontecer. Ao Alexandre que nos deu todo o apoio. Agradecer à Secretaria de Desenvolvimento, a de Educação, ao Sesi/Senai que nos ajudou, enfim, é um dia de agradecimento e de muita alegria. Sejam muito bem-vindos, sucesso para todos durante o Fira”, desejou.

Ansiedade para a estreia

A ansiedade e a alegria tomaram conta do Fira de Volta Redonda. Os mais bem colocados no campeonato estadual serão classificados para a etapa nacional, no Ceará, e poderão representar o Brasil na final mundial Fira Roboworld, no Canadá.

Aluna do Colégio Municipal Espírito Santo, no bairro Santo Agostinho, Ana Clara Goulart da Silva, de 13 anos, também participa da competição de robótica pela primeira vez. Ela falou sobre a experiência de ser anfitriã.

“É uma ótima experiência, já conversei com vários grupos, troquei bottons e está sendo a minha primeira vez participando do Fira Brasil, mas eu espero participar outras vezes. Está sendo uma experiência inigualável”, disse, revelando ter expectativa de se classificar na disputa do Cabo de Guerra.

Caetano Palhares, de 13 anos, é aluno de uma escola particular de Rio das Ostras e falou que adorou vir a Volta Redonda para a disputa do Fira.

“A cidade é boa, incrível, confortável. Demoramos umas cinco horas para chegar e a expectativa para o campeonato está alta. Queremos aprender coisas para usar nos próximos anos e estratégias para adaptar neste exato momento”, comentou.

Sara Frauches, de 17 anos, estudante da escola Sesi-Volta Redonda, disse que participou no ano passado do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) e que receber uma competição como o Fira, em Volta Redonda, era incrível.

“Minha expectativa está muito grande porque do Fira eu nunca participei. Ano passado participei do FLL, e foi incrível. As pessoas são as mesmas, as equipes, então a gente acaba reconhecendo algumas aqui ou ali. Acho que hoje está todo mundo muito animado. Por ser em Volta Redonda a gente fica querendo acolher quem está chegando e nos sentimos muito orgulhosos”, garantiu a jovem.

Os interessados em assistir ao campeonato devem se inscrever pela internet. A entrada é gratuita, mas o credenciamento é obrigatório. O endereço eletrônico é: www.sympla.com.br/evento/campeonato-de-robotica-fira-rj/1998719.

Fotos: Cris Oliveira/PMVR