Projeto “Siga em Frente” é iniciado

Objetivo é a inserção de mulheres agredidas no mercado de trabalho

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 19, em Volta Redonda, uma reunião entre as secretarias municipais de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (Smidh), Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), a delegacia da mulher (Deam), representantes da CSN e do Instituto Juliana Paes, para iniciarem o Projeto “Siga em frente”. A ação visa inserir no mercado de trabalho mulheres que sofreram algum tipo de agressão, proporcionando a elas chances de empoderamento.

O projeto foi criado pela Delegada Titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Volta Redonda, Mônica Real, e a iniciativa consiste em empregar mulheres vítimas de violência doméstica. “Acho que essa iniciativa vai ajudar muito as mulheres vítimas de violência doméstica a se reabilitarem”, disse a delegada.

Para a secretária da SMIDH, Dayse Penna, a mulher, no enfrentamento da violência, precisa de um amparo, e às vezes a saída é através de um emprego. “A gente está conversando com as empresas, para além de fazer o atendimento pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), com psicólogo, assistente social e assessoria jurídica, a gente busca parceria com a delegacia para mapear essas mulheres e oportunizar um  ambiente de trabalho o mais rápido possível”, afirmou Dayse.

Dayse completou ainda que durante o ano de 2018, houve um avanço com a delegacia da mulher, atuando de forma mais contundente. “Agora estamos construindo esse caminho de saída. Ela entra pela violência e sai se sentindo empoderada e buscando caminhos próprios”.

Na reunião estiveram presentes representantes da CSN com a parceria e a inserção no mercado de trabalho. Além de representantes do Instituto Juliana Paes, que vai garantir a auto-estima e sensibilizar a mulher.

O gerente de Recursos Humanos da CSN, Anderson Castro, disse que essa parceria visa encaminhar as mulheres que sofrem violência para o mercado de trabalho. “A empresa já está com o projeto de ampliar o número de mulheres. E o ‘Siga em Frente’ veio para casar com a nossa necessidade. A gente vai analisar, em conjunto com as secretarias, as oportunidades que forem surgindo de acordo com a disponibilidade. Essa união está sendo perfeita, a gente consegue absorver muita gente desse projeto. Quanto mais ofertas tivermos, melhor para nossa empresa também”, reafirmou Anderson.

O Prefeito Samuca Silva destacou a importância dessa parceria e do projeto. “Basta um planejamento simples e boa vontade que iremos avançando com diálogo e eficiência. Esse projeto vai dar uma boa ajuda a essas mulheres”, concluiu Samuca.

Por Renan Ferreira, com fotos de Geraldo Gonçalves - Secom/VR