SMIDH tem números positivos no empoderamento da mulher

Ações e projetos da secretaria se destacam no desenvolvimento humano

A secretaria municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, durante o ano de 2018, desenvolveu diversos projetos voltados para o empoderamento da mulher de Volta Redonda. ‘Desconstruindo o Machismo’ um dos projetos voltado para dialogar com agressores de mulheres que estão sobre medida protetiva atende mais de 60 homens nos encontros semanais, e até o momento nenhum dos participantes violou a medida.

De acordo com a secretária de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna, os dados são positivos para o município que dobrou o atendimento a mulher através de políticas públicas. “Além do ‘Desconstruindo o Machismo’, melhoramos o atendimento às mulheres que são assistidas pela Patrulha Maria da Penha. Mais de 300 mulheres já foram assistidas pela Patrulha, seis homens foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia e em 2018, 25 homens já foram presos por descumprir medidas protetivas”, disse.

Dayse contou ainda que a Casa Abrigo foi reaberta para mulheres em risco de vida, em parceria com as cidades do médio paraíba, e seis abrigamentos foram realizados em 2018 na casa de passagem.  Já o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) conta com uma equipe especializada de advogados e assistentes sociais para atender, acolher e orientar as mulheres vítimas de violência.  Em 2018, quase 500 mulheres passaram pelo atendimento.

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, a procura pelos serviços da SMIDH se deve ao trabalho que a secretaria vem fazendo no enfrentamento a violência e na assistência das mulheres do município. A SMIDH vem realizando constantemente trabalhos nos CRAS, escolas e unidades do município. Essas ações aumentaram a visibilidade da secretaria, que procura sempre dar assistências às vitimas de violência em Volta Redonda e na região também. Não apenas cuidando, mas prevenindo e trabalhando o bem-estar dessas mulheres e o desenvolvimento delas”, contou.

Atualmente na secretaria existe também o serviço ‘Sala do Bem-Estar Alternativo’, que possibilita que as mulheres atendidas pelo CEAM façam terapias com acupuntura e reiki, auxiliando no processo de reencontro e auto-estima. “O espaço foi criado este ano e 215 mulheres já foram beneficiadas com os serviços de cromoterapia, reiki e acupuntura”, contou Dayse Penna.

Um dos destaques dos projetos da SMIDH é o ‘Movimento Mulher’ que realizou 40 palestras pela equipe da CEAM com as temáticas que apresentam os serviços da rede de enfrentamento a violência domestica. Além das Oficinas de Desenvolvimento Humano, que em 2018 contou com uma turma de pessoas especiais. O Curso de Cuidador de Idosos também faz parte do projeto Movimento Mulher, mais de 30 mulheres foram capacitadas.

Centro Especializado para os idosos e o público LGBT contam com projetos na pasta

A SMIDH implementou em parceria com o Governo do Estado e Rio Sem Homofobia, o Centro de Cidadania LGBT, que funciona na sede da secretaria.  Atendendo ao público LGBT em suas necessidades e articulação de soluções. Em 2018 mais de 1.200 pessoas participaram de palestras sobre diversidade e sexualidade.

Outro serviço que a pasta oferece é o Centro Especializado de Pré-Atendimento ao Idoso, que é responsável por atender a terceira idade e encaminhar aos serviços disponíveis da prefeitura. Neste ano, 260 idosos passaram pelo atendimento. Além de realiza palestras sobre o Estatuto do Idoso e Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Por Maria Clara Sales com foto divulgação – SecomVR