Durante o encontro será realizada uma ampla análise e reflexão da situação educacional de Volta Redonda

No próximo sábado, dia 30, a Secretaria Municipal de Educação (SME), com a participação de instituições de ensino, órgãos e entidades representativas e a sociedade civil, participará do I Pré-Fórum para avaliar e monitorar o Plano Municipal de Educação (PME). Durante o encontro, de extrema importância para a educação do município, será realizada uma ampla análise e reflexão da situação educacional de Volta Redonda. O Pré-Fórum acontece das 7h às 17h.

Segundo a secretária municipal de Educação, Rita Andrade, de acordo com o Plano Nacional de Educação, as metas e respectivas estratégias devem ser executadas e avaliadas a cada dois anos. “É para que sejam propostas alterações, quando necessárias, e ainda verificar se as políticas públicas do Município estão de acordo com as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação”, acrescentou Rita.

Para avaliar o Plano Municipal de Educação foi instituída, através de portaria, uma Comissão Municipal de Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal que é composta por profissionais de diversos segmentos educacionais públicos e privados, órgãos de classe e conselhos.

Essa comissão se reuniu em 2018 para aferir a evolução do cumprimento das metas estabelecidas no PME, tendo como referência estudos e resultados de pesquisas no âmbito municipal e nacional e para criar metas que serão discutidas durante o Pré-Fórum.

O prefeito Samuca Silva destacou a importância da participação de toda a sociedade para a melhoria contínua da educação no município. “É fundamental que todos os atores se envolvam nessa etapa. Estamos construindo o futuro da educação de Volta Redonda e queremos fazer isso juntos. A educação é a base para fazermos de nossa cidade um lugar melhor para se viver a cada dia”, ressaltou o prefeito.

Por Fátima Santos - Secom/VR