Obras do Furban colaboram para a prevenção em dias de temporais

Apesar das fortes chuvas que atingiram Volta Redonda e região nos últimos dias, o investimento em prevenção realizado pela Prefeitura de Volta Redonda trouxe resultados positivos. O Furban-VR (Fundo Comunitário de Volta Redonda) promoveu em 2018 diversas obras de melhorias como contenção de encostas, investindo mais de R$ 2 milhões. Uma delas aconteceu na Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes, nº 1.057, no Vila Rica-Três Poços, onde foi realizada a contenção em um muro de sacaria, na margem de um córrego.

“Tinha só um muro que fiz há muitos anos atrás. Entrava água quando o córrego subia. Na época em que fizeram a proteção do outro lado do córrego, não fizeram do lado onde moro. A água forçou só meu lado. Com esse governo novo, graças a Deus consegui resolver o problema. O pessoal do Furban esteve aqui, foram muito legais, atendeu a gente muito bem e acabou o problema”, contou o aposentado Jorge Ricardo Vicente, de 59 anos, que mora no local desde 1990.

De acordo com o diretor geral do Furban-VR, Ronie Oliveira, esse tipo de investimento é fundamental para a segurança dos moradores e residências que estão localizadas em área de risco. “Graças ao trabalho de monitoramento da Defesa Civil e intervenções pontuais do Furban e SMI, Estamos observando que as contenções tem se mostrado importantes, principalmente nesses últimos dias com temporais que causaram muitos transtornos na cidade. Essas obras ajudaram a salvar vidas”, afirmou Ronie.

Além da contenção de encostas, o Furban-VR realizou ainda obras como de recuperação de escadas, melhorias em servidões, manutenções, execuções de taludes (rampas), entre outras.

Para o prefeito Samuca Silva, o momento é de continuar trabalhando para que a população retome sua rotina, mas sem deixar de investir em mais prevenção.

“Vamos seguir com todo o nosso pessoal nas ruas, limpando, consertando, atuando para que a cidade esteja limpa. E também continuaremos com os investimentos em obras, manutenções. Em 2019, já temos seis obras licitadas com investimento de mais de R$ 200 mil no Furban para melhorar a segurança da população, principalmente em períodos de temporais”, explicou o prefeito.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas / SecomVR