Guarda Municipal faz um balanço positivo em 2018

Ações visaram oferecer mais ordem pública por toda a cidade

No ano de 2018, a Guarda Municipal de Volta Redonda chegou a realizar quase 23 mil atendimentos no município. Foram 12.687 atendimentos que vieram através de ligações para o Ciosp e quase 10.000 atendimentos diretos da guarda municipal. A GMVR também esteve presente em todos os eventos da PMVR provendo a segurança do público e dos funcionários que participaram desses eventos.

Entre os atendimentos, cabe ressaltar que o mais solicitado foi o estacionamento irregular com 5.160 atendimentos.  Acidente de trânsito, sem vítima vem em segundo lugar com mais de 2.100 atendimentos e em terceiro lugar vem a ocorrências de som alto com 1.031 denúncias atendidas. Outras ações que cabem o reconhecimento são: Patrulha Maria da penha com mais de 350 atendimentos às mulheres, a unidade a guarda comunitária (UGC) com mais de 1.200 atendimentos, a patrulha escolar com mais de 3.000 atendimentos nas escolas.

O comandante da Guarda Municipal, Paulo Henrique Dalboni informou também que foram realizadas 15 edições do projeto ‘Guarda Cidadã’. E mais de 100 crianças formadas no projeto ‘Guarda Mirim’.  Além de mais de 80 palestras sobre segurança no trânsito em escolas e empresas da região. “Já estamos com o concurso público autorizado para aumentar o número de nossa corporação. Além dos dez primeiros colocados, haverá um cadastro de reserva, com os candidatos sendo convocados na medida da nossa necessidade. Os dez que serão convocados de imediato são apenas uma pequena parcela do que é necessário, mas esperamos chegar ao fim do mandato com o quadro completo”, afirmou Dalboni.

Entre as funções da Guarda, estão: Atuar no patrulhamento preventivo provendo segurança e tranqüilidade para os munícipes e visitantes; Atuar na orientação e policiamento do trânsito da cidade; Atuar na prevenção e combate a depredação dos próprios municipais; Atuar positivamente na indução de maior participação comunitária no combate à violência, resgatando o sentimento de segurança e tranquilidade dos cidadãos como um direito essencial; Prover através de um conjunto de ações na área educacional a formação e especialização contínua dos agentes da guarda municipal e público em geral; e prover segurança para o público em eventos realizados pelo município.

“Mais um ano se encerra, com um saldo positivo em nossas ações. Mais um ciclo se fecha e é tempo de fazer essa retrospectiva. Olhar para trás e rever os planos que foram traçados, o caminho que foi percorrido, as metas e os objetivos que foram alcançados. Iremos olhar para frente, refazer planos e vislumbrar novos horizontes avançando cada vez mais com diálogo e eficiência”, ressaltou o comandante, acrescentando que, é uma honra fazer parte da história e poder contribuir para a segurança e tranquilidade.

Para o prefiro Samuca Silva, em 2019 será implantado um novo sistema de estacionamento, que trará grande ganho para a sociedade. “Com VR parking teremos uma nova forma de estacionar na cidade. O edital está sendo avaliado há meses pelo Tribunal de Contas, e que tem ajudado a aperfeiçoar o edital. Com ele a Guarda Municipal terá apoio na ordem pública e facilitará os motoristas a estacionar na cidade”, finalizou Samuca.

Por Renan Ferreira – SecomVR