Programa envolve secretarias municipais de Educação, Saúde e Esporte e Lazer. Município é primeiro do Estado do Rio a contar com esse trabalho sistêmico

A prefeitura de Volta Redonda investe em prevenção na infância, adolescência, jovens adultos e na família para conscientizar sobre o uso de álcool e outras drogas. O município é o primeiro do Estado a ter programas de prevenção às drogas nas escolas,  que atende sistematicamente da creche até o ensino médio, envolvendo outras secretarias do município. Mais de oito mil alunos já foram atendidos diretamente pelo programa neste primeiro semestre de  2019, criado pela Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD), que acontece através de vários projetos em toda rede de ensino do município, em outros dispositivos públicos e na comunidade em geral.

O Programa Escola Preventiva foi criado em 2017 e é realizado por profissionais da CMPD, em parceria com a equipe das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Esporte e Lazer. Ele oferece possibilidades de formação em prevenção para todos os profissionais dessas secretarias.

Já o Programa de Educação Permanente oportuniza o acesso à compreensão e à discussão científica do fenômeno do consumo de álcool e outras drogas, e da prevenção por meio dos Projetos de Capacitação e Supervisão frente à realidade do cotidiano de trabalho das equipes, profissionais e comunidade.

Os programas são desenvolvidos através dos projetos “Cuidando de Quem Cuida”, “Conectados com a Vida”, “Prevenção nas UBSF’s”, “Núcleo de Prevenção Esportiva” (NUPE), “Prevenção com Arte, Educação e Saúde”, além do projeto de Capacitação.

A Coordenadoria Municipal de Prevenção às drogas entende que essa prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas é uma intervenção que visa mudanças de fatores pessoais, sociais e ambientais que podem contribuir para retardar ou atrasar o consumo de drogas ou evitar que esse consumo se torne danoso ou problemático.

“É o comprometimento com uma ação que diminuirá o consumo de drogas e auxiliará na promoção da saúde e do bem estar. Por isso o Prefeito Samuca Silva no entendimento de que a Prevenção é a nossa saída para este tema tão complexo, pois, parar com o uso além de ser mais difícil, tem custo maior, sejam emocionais e financeiros, a prevenção, o chegar antes é mais eficaz e de baixo custo, ou seja, eficiente. O prefeito Samuca Silva nos fez um pedido de criar um plano para uma Política Pública sobre Drogas e apresentamos nosso plano estratégico, que imediatamente aprovou como um dos planos de ação que já se encontra no seu Plano de Governo”, explicou o coordenador de prevenção às drogas, Ricardo Cunha.

De acordo com o prefeito Samuca Silva, trabalhar a prevenção ao uso de álcool e outras drogas desde cedo é muito importante. “A intenção é diminuir ou evitar os problemas causados pelas substâncias antes que eles surjam. Estamos dando todo o apoio necessário para evitar problemas futuros entre os nossos jovens”, disse Samuca.

Por Ana Maria Mansur – SecomVR