Final do Campeonato de games reúne estudantes da rede municipal

Campeonato foi realizado nas escolas municipais de Volta Redonda. Final acontece neste final de semana

No próximo sábado, dia 1°, a partir das 13h, será realizada a grande final do primeiro Campeonato de Games das Escolas Municipais de Volta Redonda, no Teatro Municipal Maestro Franklin, no Colégio Getúlio Vargas. Durante a final acontecerá, além dos jogos, um desfile de Cosplay. O evento é aberto à população, com entrada gratuita.

Promovido pela Coordenadoria Municipal da Juventude, 27 finalistas de quatorze escolas estão envolvidos diretamente na competição e estarão disputando o título. Os outros alunos participam através de torcidas e apoio à suas escolas.

Na fase de grupos, participaram alunos do 9º ano e do Ensino Médio das escolas da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) e dos Colégios da Secretaria Municipal de Educação. Cada turma escolheu dois representantes para o campeonato, sendo um para a disputa do jogo Fifa 2019 e o outro para o Just Dancer 2018. Foram realizadas mais de 20 partidas, onde saíram os finalistas de cada escola.

"Os três primeiros colocados ganharão, além do troféu de campeão, uma vaga no time de e-games de Volta Redonda. Temos muitos adeptos dos e-games em nossa cidade e esse número só tende a crescer”, destacou o Coordenador Municipal da Juventude, Luciano Campos.

A estudante do Colégio Getúlio Vargas, Ana Carolina, de 16 anos, está entusiasmada com a nova experiência. “Eu acho a ideia muito boa, pois quando acontecem esses projetos aqui na escola, dá uma movimentada na turma que interage muito mais. E, além de tudo isso, é bom para nossa saúde, pois distrai um pouco”, afirmou a aluna.

De acordo com o Presidente da Fevre, Waldyr Bedê, o evento gera resultados positivos tanto na vida acadêmica dos alunos, quanto na pessoal. "Esse projeto é mais uma inovação do governo Samuca Silva, na qual a Coordenadoria da Juventude e a FEVRE, trazem os Games para dentro das escolas numa visão pedagógica, de participação e orientação, na qual a competitividade se torna cooperativa", frisou Waldyr.

O aluno Davy, de 16 anos, da escola Delce Horta Delgado tem deficiência auditiva e participou das competições acompanhado da interprete, Glaucilene. “Essa é uma ótima oportunidade para que os alunos com deficiência estejam inseridos nas ações que acontecem fora da sala e aula e, além disso, é um momento importante para que possam interagir com outros alunos”, disse a interprete.

A idéia do Prefeito Samuca Silva foi aproveitar o incentivo ao esporte digital no município, que recentemente vem crescendo bastante no país. “Nosso intuito é de estimular os alunos a se envolverem nesses projetos e conhecer os talentos especiais que muitos podem apresentar em um momento de diversão”, concluiu o prefeito.

Os colégios participantes dessa competição foram:

Fevre - Getúlio Vargas, Professora Delce Horta Delgado, José Botelho de Athayde e Themis de Almeida.

SME - Escola Municipal Dr. Jiulio Caruso, Dr. João Paulo Paulo Pio de Abreu, Prefeito José Juarez Antunes, Maria Rosa Rodrigues, Espírito Santo, Wandir de Carvalho, Tocantins, Walmir de Freitas Monteiro, Marizinha Felix e Rubens Machado.

Por Renan Ferreira com fotos de Divulgação