Mediações de conflitos, remoção de veículos abandonados e autuações por infração ao Código de Trânsito Brasileiro estão entre as ações da equipe

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), por meio da Patrulha Escolar de Volta Redonda, esteve em 185 unidades escolares no mês de setembro. As visitas são determinadas por contatos feitos pelos grupos de whatsapp, mantidos entre os integrantes da equipe e a direção das escolas, com atendimento imediato. O município também conta, até agora, com 85 escolas com o sistema de segurança, compostos por câmeras de monitoramento, sensores de presença e botão de pânico, funcionando.

No mês de setembro foram feitos os seguintes serviços: 32 mediações de conflitos; 18 conduções à 93ª DP (Delegacia de Polícia Civil), no bairro Aterrado, para apreciação da autoridade policial; duas remoções de veículos em situação de abandono para o Depósito Público Municipal; oito orientações em escolas pela Semana Nacional do Trânsito; além de 53 autuações por infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entre elas: estacionar no passeio público, conduzir criança em moto sem capacete, usa celular ao volante, estacionar em faixa de pedestre e menores conduzindo veículos.

A Patrulha Escolar é formada por agentes da Guarda Municipal (GMVR) capacitados para lidar com os pais, estudantes e funcionários das escolas. Para melhorar a segurança, 85 unidades escolares receberam equipamentos de segurança e uma empresa contratada pelo governo municipal faz o monitoramento no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), na Ilha São João, 24 horas por dia.

“A Patrulha Escolar presta um serviço especializado e muito eficiente, atendendo aos chamados com agilidade e sempre apresentando a melhor solução. Os agentes que formam a patrulha são capacitados para realizar a prestação de serviço com pessoalidade”, salientou o secretário da Semop, o tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Fotos: divulgação – Secom/PMVR.